quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por que esses olhos grandes? O.O



Boa tarde *o*. Um dia desse eu estava conversando com a Liyle no chat da união, e eu não sei o que deu nessa conversa que acabamos falando sobre olhos de anime (a Liyle que puxou a conversa) que tinha lido em um jornal ou revista (não lembro muito bem) que os olhos dos animes foram influenciados pela Disney. Bom, mas vamos as explicações -q.
Vamos para parte citada pela Liyle sobre a Disney. Na verdade, com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros. Bem, a Disney costumava usar olhos grandes nos seus personagens, que serviu de influência para os artistas. Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental. O principal mangaká foi Osamu Tezuka (que mais tarde ficou conhecido como "o deus do mangá"), é o autor de Astro Boy e serve de influência a muitos mangakás.
Os japoneses também consideram os olhos a "Janela das emoções" para expressar os sentimentos. Por isso, gostam de aumentá-los (que para eles, as expressões ficam bem mais "entendidas"). Exemplos são os olhos do Kuchiki Byakuya, que são pequenos, o que facilita a expressão calma e serena do personagem, não mostrando qualquer abalo sentimental. Já os olhos do Rock Lee são grandes e redondos, que dá uma impressão de estar sempre preparado e eufórico. Os olhos do Kakashi têm o tamanho normal, porém, sempre meio fechados, demonstram bem sua personalidade calma e despreocupada. 
Sim, mas qual é a origem mesmo? A origem dos olhos grandes nos mangás e animes vem do teatro japonês onde os atores e atrizes se pintam e usam máscaras com olhos grandes para representar deuses e demônios e outras entidades da cultura japonesa.

Curiosidades:
  • Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. 
  • A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado")
  •  Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.
Contudo, não só os olhos grandes e chamativos, mas tudo o que é diferente ajuda caracterizar um personagem.


Post by: Fafá (ADM).

Fonte: Coccix.

2 comentários:

  1. nunka qui eu soubesse disso XD

    ResponderExcluir
  2. o blog de voces é bem interessante, estão de parabéns continuem assim

    ResponderExcluir