segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como fazer Onigiri (お握り)

Mas de onde veio o Onigiri (pronuncia Oniguiri).?

O Onigiri (お握り) também conhecido como Omusubi (おむすび) é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori.
Ele pode receber vários tipos de recheio, mas tradicionalmente é recheado com sake (Salmão frito), umeboshi, katsuobushi, ou qualquer outro tipo de ingrediente salgado ou azedo. No Japão o onigiri é encontrado em uma infinidade de lugares que vão desde lojas de conveniência, supermercados, feiras livres, casas de sushi ou até mesmo estabelecimentos especializados em onigiri chamados onigiri-ya.
Para saber mais, consulte aqui.

Ingredientes:
450 gr Arroz Japonês
500 ml Água
5 cm Alga Kombu coador (encontra na sessão de importados do supermercados)

Modo de preparo do arroz
O modo de preparo do arroz a gente já viu nos post passado, de Como fazer Gohan , depois de pronto o arroz retire ele da panela, evitando o que estiver agarrado ao fundo (se houver) e transferi-lo para um prato ou vasilha maior onde se possa espalhar o arroz (convém retirar da panela só a porção de arroz que deseja usar para que este não esfrie ou resseque, pois caso isso aconteça já não é dá pra moldar).
Pegue em uma xícara de chá e encha com arroz até meio ou na quantidade pretendida, faça com os dedos uma cova no centro e coloque o recheio.
Deixei ao seu lado uma tigela com água para molhar as mãos entre um onigiri e outro, e outra tigela com uma colher (sopa) de sal para modelar os onigiris. Com as mãos molhadas pode-se fazer os bolinhos redondo ou triângulares. O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos.
Utilize as folhas de Alga no final para enrolar os oniguiri.

Recheio
Os recheios são a gosto, existem muitas opções como, por exemplo:
- Ameixa umeboshi ou seca sem semente ou
- Atum misturado com maionese, molho de soja e sumo de limão ou
- Salmão ou
- Ovas de salmão

Aí o recheio fica o seu critério.  Você também pode utilizar para acompanhar, o Furikake.

Aqui tem algumas formas além do tradicional triângulo para modelar seu onigiri:



 



 



















Matéria por: Ariane Santos

Fonte: Sugoi Art


Post By: Mymy-sama(ADM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário