terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mangás assustadores - Part 5

5 -Tomie
 
Definição: Terror/suspence
Classificação: +16
 
 
Tomie foi publicada em Gekkan Halloween, uma revista shoujo mangá - horror (a revista já é extinta).
Há um terceiro volume de Tomie chamado "Tomie: Mais uma vez" que foi incluída em uma nova reedição da versão original.
Todo homem que encontra Tomie torna-se obcecado por ela, enventualmente acabam matando-a e a decapitando. Porém, Tomie não é humana e sempre renasce... São contos bastante pertubadores sobre uma colegial chamada Tomie, que pode ser vista como a encarnação viva da lúxuria e carrega consigo todo tipo de emoções negativas. Fria e manipuladora, faz com que todos os homems fiquem loucamente apaixonados por ela, a ponto de realizar qualquer pedido seu, estes ficam agressivamente ciúmentos e matam uns ao outros para ter sua atenção e no climax da psicose e paranoia, matam Tomie brutalmente. 
 
 
Tomie é um mangá escrito e ilustrado por Junji Itou, que para quem ainda não sabe, é o criador do cultuado Uzumaki, que foi citado por aqui. O cara é simplesmente um gênio dos mangás de terror e suas obras são bem conhecidas. Ele também chegou a ganhar um prêmio por este mangá.
O mangá começa com uma arte bem pobre, o traço do inicio é realmente ruin e enredo não é lá essas coisas, mas precisamos levar em conta que é um mangá é bem antigo e Junji Itou ainda estava melhorando o seu traço u____u. O que de fato fica evidente nos capítulos seguintes, tanto arte como roteiro, tem uma evolução fantástica. Não tem como ver a Tomie desenhada e não acha-la maravilhosa.
A trama segue bem a cartilha do terror que deixaria no chinelo qualquer filme daqueles trash que passavam à tarde no Sbt antigamente.


O mangá é cheio de imagens impactantes e á medida que você vai avançando mais na história, é dificil não sentir uma certa empatia com a Tomie,a trama vai se desenvolvendo de forma saborosamente lenta e instigante. Se nos primeiros capítulos você fica meio perdido, nos seguintes você começa a entender o que é a Tomie e no último capítulo você terá de certa forma, a resposta de tudo...
No segundo volume, os capítulos vão se desenvolvendo de forma episódica, cada uma contando uma história diferente, mas sempre com a presença marcante de Tomie. Se você procura um bom mangá de terror, recomendo dar uma chance para  "Tomie".  O mangá foi adaptado para filme, mas parece que o resultado foi bem TOSCO, bem, isso não me causa espanto, me diga ai 10 filmes de terror da década de 80 que não seja tosco. O mangá se encontra disponivel para download no scanlator Chrono e não chegou a ser publicado no Brasil.



Post by: Fafá
Fonte: Elfen Lied Brasil


Um comentário:

  1. Acho que sei qual é o filme. Tamara né? Lembra muito, mas comparado ao mangá, o filme é realmente tosco. Os efeitos bizarros, a história do mangá, faz com que o filme Tamara não chegue nem aos pés de Tomie.

    ResponderExcluir